Imprensa

Releases
04/04/2018

Fraturas nas mãos e punhos lideram o ranking de acidentes no trabalho

Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão apoia campanha preventiva do Ministério do Trabalho
 
Em 2017, de acordo com números preliminares do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), foram concedidos 196.754 benefícios a trabalhadores que precisaram ser afastados das atividades profissionais por mais de 15 dias devido a algum problema de saúde ocasionado pelo trabalho. A média foi de 539 afastamentos por dia.
 
Dentre as 20 principais causas de afastamento por acidentes no trabalho em 2017, de acordo com o INSS, as fraturas ao nível do punho e da mão lideram o ranking, com 22.668 casos. “Os acidentes nos membros superiores são bastante comuns, principalmente, pela exposição dos mesmos, pois eles são nosso instrumento de trabalho, com as quais manejamos as máquinas e instrumentos, e ao mesmo tempo que é com eles que nos protegemos. Muitas vezes, o uso incorreto dos equipamentos de proteção individual ou o não uso dos mesmos aumenta o numero de lesões.  As mãos e punhos têm estruturas complexas, de grande importância em nosso corpo, pois são formados por muitos ligamentos, ossos, nervos que propiciam sensibilidade e comandam os movimentos dos músculos e tendões, importantes artérias que irrigam os membros , bem como a cobertura cutânea de todas estas estruturas, por isso são muitas as lesões que podem levar ao afastamento no trabalho”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Milton Pignataro.
 
Diante este cenário, até o mês de novembro, o Ministério do Trabalho irá trabalhar a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat), lançada nesta quarta-feira, dia 04/04, com o objetivo de conscientizar a prevenção de acidentes.  
 
Os casos de fraturas ao nível do punho e da mão, ferimentos do punho e da mão, fratura do antebraço e amputação traumática ao nível do punho e da mão, que estão entre os dez primeiros itens da lista do INSS, também são tratados por especialistas em cirurgia da mão. “Atendemos mais que 26% do total dos casos das lesões por acidente, sendo nossa especialidade é responsável pelo tratamento de 53.038, destes 196.754 casos registrados”, afirma o presidente da SBCM.
 
Para o especialista em cirurgia da mão, prevenção de acidentes é a melhor maneira de cuidar da saúde. “A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão apoia esta iniciativa para valorização da segurança nos ambientes de trabalho e preservação da saúde das pessoas”, finaliza Milton Pignataro.

 

Voltar