Imprensa

SBCM na Mídia
12/03/2015

Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão alerta sobre prevenção, perigos e tratamentos de traumas nas mãos e antebraços

Fonte: CBN Foz do Iguaçu

Somente no ano passado, foram registrados, em todo o Brasil cerca de 74.300 mil casos de afastamento por traumatismo de cotovelo, antebraço mãos e punho, segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
 
No total, o órgão tem atualmente 241.269 pessoas cadastradas no auxílio doenças, entre previdenciários e acidentados no trabalho.  
 
Diante deste cenário, a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão organiza todo os anos um Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão.  A 35ª edição acontecerá entre os dias 19 e 21 de março, em Foz do Iguaçu.
Na ocasião, profissionais vão apresentar os acidentes mais comuns nas mãos como queimaduras, fraturas por esmagamentos, torções, acidentes de trânsito e causados pro violência, além de abordar os principais cuidados para se evitar estes casos.
 
As mãos e os demais membros superiores são utilizados em muitas atividades diárias, seja em casa ou no trabalho.
 
“Uma lesão na mão pode prejudicar a carreira de um profissional da saúde, como cirurgiões e dentistas, por exemplo. Nosso objetivo é mostrar que o atendimento adequado em caso de acidentes é fundamental para possibilitar a plena recuperação das funções dos membros superiores”, afirma Luiz Koiti Kimura, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão.
 
Cuidados básicos no dia a dia podem evitar acidentes. No trabalho, por exemplo, a operação de maquinário deve ser realizada com a proteção adequada e em casa, os cuidados na cozinha devem ser redobrados, facas e fogo são perigosos.
 
“Em acidentes que envolvem as mãos, há tanto casos simples quanto complexos.  O descuido pode causar uma simples fratura ou a degradação de um nervo, deixando sequelas para toda a vida”, finaliza Luiz Koiti.
 
No congresso, os mais importantes especialistas de cirurgia de mão vão compor mesas redondas e palestras e poderão trocar experiências sobre seus casos com o participantes. Os congressistas terão a oportunidade de compartilhar histórias, além de discutirem as mais avançadas técnicas de cirurgia.
 
Serviço:
35º Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão
De 19 a 21 de março
Bourbon Cataratas – Foz do Iguaçu
 

 

Voltar