Imprensa

SBCM na Mídia
11/03/2015

Foz do Iguaçu recebe o 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão

Fonte: Click Foz do Iguaçu

Somente no ano passado, foram registrados em todo o Brasil cerca de 74.300 mil casos de afastamento no trabalho por traumatismo de cotovelo, antebraço mãos e punho, segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No total, o órgão tem atualmente 241.269 pessoas cadastradas nesta categoria no auxílio doenças, entre previdenciários e acidentados no trabalho.  
 
Diante deste cenário, a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão organiza todos os anos um Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão.  A 35ª edição acontecerá entre os dias 19 e 21 de março, em Foz do Iguaçu. Na ocasião, profissionais vão apresentar os acidentes mais comuns nas mãos como queimaduras, fraturas por esmagamentos, torções, acidentes de trânsito e causados por violência, além de abordar os principais cuidados para se evitar estes casos.
 
As mãos e os demais membros superiores são utilizados em muitas atividades diárias, seja em casa ou no trabalho. “Uma lesão na mão pode prejudicar a carreira de um profissional da saúde, como cirurgiões e dentistas, por exemplo. Nosso objetivo é mostrar que o atendimento adequado em caso de acidentes é fundamental para possibilitar a plena recuperação das funções dos membros superiores”, afirma Luiz Koiti Kimura, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão.
 
Cuidados básicos no dia a dia podem evitar acidentes. No trabalho, por exemplo, a operação de maquinário deve ser realizada com a proteção adequada e em casa, os cuidados na cozinha devem ser redobrados, facas e fogo são perigosos. “Em acidentes que envolvem as mãos, há tanto casos simples quanto complexos. O descuido pode causar uma simples fratura ou a degradação de um nervo, deixando sequelas para toda a vida”, finaliza Luiz Koiti.
 
No congresso, os mais importantes especialistas de cirurgia de mão vão compor mesas redondas e palestras e poderão trocar experiências sobre seus casos com o participantes. Os congressistas terão a oportunidade de compartilhar histórias, além de discutirem as mais avançadas técnicas de cirurgia.
 
Informações gerais:
 
35º Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão
Data: de 19 a 21 de março
Local: Bourbon Cataratas – Foz do Iguaçu/ PR
Confira a programação: http://www.mao2015.com.br/grade-19-03.php
 
Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM) - A SBCM congrega os médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. Promove e tem a responsabilidade na formação de especialistas, e fornece condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional. Saiba mais: http://www.cirurgiadamao.org.br/.
 

 

Voltar