Direito dos pacientes

SUS

O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que possui um sistema de saúde público universal e gratuito. Considerado o maior programa de inclusão social do mundo, o SUS (Sistema Único de Saúde) é o "plano de saúde" de todos os brasileiros. Na prática, ainda encontramos muitas falhas, sendo papel da população cobrar por melhorias. Compreender como funciona o SUS e quais os direitos do paciente dentro desse sistema é o primeiro passo para transformarmos essa realidade.

Principais Direitos
- Ter acesso ao conjunto de ações e serviços necessários para a promoção, proteção e recuperação da saúde.
- Atendimento ambulatorial, realização de exames, internação hospitalar e demais procedimentos necessários para manutenção da saúde em tempo razoável.
- Ter um atendimento digno com respeito e atenção de forma personalizada e com continuidade em locais e condições adequadas.
- Ser identificado e tratado pelo nome ou sobrenome.
- Menores de 18 anos e maiores de 60 têm direito a permanecer acompanhados o tempo todo, inclusive durante a internação.
- Identificar as pessoas responsáveis direta e indiretamente pela sua assistência, por meio de crachás visíveis, legíveis e que contenham o nome completo, profissão e o cargo do profissional e o nome da instituição.
- Se desejar, poderá ter uma segunda opinião de outro profissional sobre procedimentos recomendados, trocar de médico, hospital ou instituição de saúde.
- Ter acesso a informações claras e completas sobre os serviços de saúde existentes na sua localidade.
- Acesso ao seu prontuário.

 

Av. Ibirapuera 2907 - Cjs. 919-D e 920-B - CEP: 04029-200 - Indianópolis - São Paulo - SP - Tels: (11) 5092-3426 e (11) 5092-3434
SBCM©2015 - Todos os direitos reservados | Direitos Autorais | Privacidade