MG

Santa Casa de Belo Horizonte

Responsável: Dr. José Alexandre Reale Pereira

 Fundada em 1899, a Santa Casa BH o hospital possui 14 pavimentos destinados exclusivamente à assistência médica. 

  
Composto pela Santa Casa BH, Hospital São Lucas, Centro de Especialidades Médicas Santa Casa BH, Ensino e Pesquisa Santa Casa BH, Funerária Santa Casa BH e Instituto Geriátrico Afonso Pena, o Grupo Santa Casa BH atualmente é uma referência em saúde no Brasil.
 
A Santa Casa BH é o maior núcleo de prestação de serviços na área de saúde em Minas Gerais. Atuando em 35 especialidades médicas, atingiu a marca de 1.086 leitos de alto padrão destinados ao atendimento SUS. 
 
Com 19 salas cirúrgicas para procedimentos de média e alta complexidade, a Santa Casa BH reúne o maior número de leitos de UTI, em um único edifício, destinados exclusivamente a pacientes SUS. O atual padrão de atendimento do hospital está entre os melhores do país. 
 
O Núcleo de Pesquisa Clínica da Santa Casa de Belo Horizonte (NPC) tem como objetivo a prestação de serviços de saúde na condução de pesquisas clínicas nas dependências da instituição para a promoção e desenvolvimento da qualidade de vida e satisfação das pessoas por meio de projetos/estudos conduzidos com ética, segurança e qualidade. 
 
A equipe de Cirurgia da Mão, faz parte do grupo de Ortopedia da Santa Casa BH.
 
A residência em Cirurgia da Mão tem credenciamento pelo MEC e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, com vaga para dois residentes por ano. As atividades da residência iniciaram em fevereiro de 2015. 
 
Coordenador da residência:
Dr. José Alexandre Reale Pereira
 
Preceptores da Cirurgia da Mão
Dr. Rodrigo Vilas Boas Pinto
Dr. Hélio Pires de Mendonça Junior
Dr. Bruno Balabram
Dr. Leonardo de Andrade Moreira
Dr. Luiz Henrique Vilela
Dr. Henrique Gontijo Chamon
Dr. Tomás Santos Vasconcelos Barros
Dr. Newton Ney Schimt
Dr. André Arantes