SP

Escola Paulista de Medicina - EPM/UNIFESP

Responsável: Dr. Flávio Faloppa

Grupo de Cirurgia da Mão
 
O grupo de Cirurgia da Mão do DOT-UNIFESP iniciou suas atividades didáticas e assistenciais no Hospital São Paulo e na Escola Paulista de Medicina em 1973, coordenado pelo Prof. Dr. Walter Manna Albertoni e com a colaboração do Prof. Dr. Vilnei Mattioli Leite. 
 
Em 1983, após vistoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, o serviço foi credenciado como Centro de Ensino e Treinamento para Residentes e Estagiários em Cirurgia da Mão. Um dos primeiros residentes foi o atual Professor Titular do DOT-UNIFESP, Prof. Flávio Fallopa. A partir de 1985, houve grande impulso em todas as atividades do Grupo de Cirurgia da Mão, destacando-se de sobremaneira o estímulo á pesquisa, com a conclusão de teses de Mestrado, de Doutorado, e publicação de trabalhos em várias revistas científicas.
 
Após vários anos de luta, com apoio do Chefe do Departamento de Ortopedia na época, Prof. Laredo e da Reitoria da nossa Universidade, inauguramos em maio de 1993, a Casa da Mão que é um Centro Cirúrgico Ambulatorial Livre, isto é, independente do Hospital São Paulo. Neste Centro Cirúrgico são realizadas cirurgias com toda segurança com em qualquer centro cirúrgico dentro de um hospital. Apresentando vantagens de diminuir  o custo, pois o paciente não necessita de internação e permitir um numero maior de cirurgias. Em 1998 conseguimos verba para ampliação e reforma deste Centro Cirúrgico Ambulatorial, com a construção de um prédio, com quatro salas cirúrgicas, recuperação pós-anestésica, laboratório de Microcirurgia, laboratório de Artroscopia e Anfiteatro.
 
O Grupo de Cirurgia da Mão participa na formação dos alunos da Escola Paulista de Medicina por meio de aulas práticas e teóricas nas matérias obrigatórias e em duas matérias eletivas, um de Artroscopia e endoscopia do punho e outro de Microcirurgia reconstrutiva.
Atualmente treinamos 8 residentes em período integral na área de Cirurgia da Mão, paralelamente temos estágios durante todo o ano para os Residentes de Ortopedia e Cirurgia Plástica da UNIFESP.
 
Até a presente data receberam treinamento em Cirurgia da Mão, de acordo com as normas da Sociedade Brasileira de Cirugia da Mão, mais de  80 especialistas espalhados por vários estados do País. Além destes brasileiros, sete estrangeiros da América do Sul e Central também realizaram este treinamento.
Cursos de Extensão também são realizados como os de Artroscopia e endoscopia do punho, Trauma do punho,  Microcirurgia, Ortopedia Baseada em Evidências.
 
Além da atividade assistencial aos pacientes que necessitam de tratamento especializado e no ensino da especialidade, o Grupo de Cirurgia da Mão tem uma grande atividade de pesquisa com publicações Nacionais e Internacionais. Em 2018, completamos o Jublleu de Prata da Casa da Mão que culminou com um grande evento científico.