SP

Hospital Alvorada

Responsável: Dr. João Carlos Belloti

Hospital Alvorada de Moema

Responsável: João Carlos Belloti 

Breve Histórico 
Localizado em Moema na zona sul de São Paulo o Hospital Alvorada foi fundado e iniciou seus atendimentos em 1976, o hospital conta com mais de 22.000 m2 divididos em dez andares e reúne atendimento diferenciado e tecnologia de ponta para seus usuários.

O Hospital Alvorada pertence à rede de hospitais da United Health Group, é um hospital geral e referência em ortopedia e em Cirurgia da Mão,  dispõe de 190 leitos, divididos em 112 apartamentos individuais, 42 leitos de enfermaria, 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 16 de Unidade de Terapia Intensiva pediátrica.

Possui também um Hospital-Dia, com 7 leitos e 11 salas cirúrgicas. Com mais de 1.330 m2, o Pronto-Socorro funciona 24 horas/dia e recebe adultos e crianças. Por mês, aproximadamente 12 mil pessoas são atendidas, sendo que destes mais de 800 atendimentos são de pacientes com traumatismo no membro superior, é referência na especialidade de Cirurgia da Mão e conta com equipe de sobreaviso para tratamento de pacientes com lesões de alta complexidade em caráter emergencial, tendo à disposição aparelhos de última geração e uma equipe médica especialmente capacitada. Desde o seu início, o Hospital Alvorada teve importante participação na formação dos especialistas em cirurgia da mão com o pioneirismo dos professores Walter Manna Albertoni e Flávio Faloppa.

Em 2015 o serviço de residência médica em cirurgia da mão e microcirurgia foi oficializado com credenciamento pelo MEC e pela SBCM, atualmente contamos com quatro residentes, sendo dois do primeiro ano e dois do segundo ano de formação. O serviço de cirurgia da mão do Hospital Alvorada realiza uma média de 700 cirurgias por ano, com cirurgias de baixa, média e de alta complexidade, como procedimentos microcirúrgicos e reimplantes de membro superior.

Tão importante quanto a parte assistencial é a parte educacional e de pesquisa clínica, onde os residentes participam de atividades didáticas com aulas teóricas, seminários e reuniões clínicas e desenvolvimento de pesquisas clínicas e publicações científicas em congressos, jornadas e periódicos científicos indexados.

Equipe de atendimento: