SP

UNESP - Botucatu

Responsável: Dr. Trajano Sardemberg



A Cirurgia da Mão de Botucatu encontra-se intimamente ligada à Faculdade de Medicina e ao Hospital das Clinicas da Unesp de Botucatu no Estado de São Paulo.

No ano de 1963 o curso de medicina iniciou suas atividades de formação de médicos na cidade de Botucatu na denominada Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, instituição pública do Estado de São Paulo. Quatro anos após, o Hospital das Clinicas da Faculdade começa a atender os primeiros pacientes em uma enfermaria geral. Uma década após, especificamente no ano 1973, inicia-se a Disciplina de Ortopedia e Traumatologia nas áreas de ensino de graduação e atendimento médico. No ano de 1979 inicia-se a Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia sobre o comando do Professor Hamilton da Rosa Pereira. 
 
O inicio das atividades de Cirurgia da Mão em Botucatu, na Faculdade de Medicina, ocorreu em concomitância com a Residência em Ortopedia e Traumatologia, com o Professor Alfredo Alcântara Barreto, medico formado em Botucatu e com especialização em Ortopedia no Hospital das Clinicas da USP. No ano de 1985, o médico Trajano Sardenberg, graduado em medicina em Botucatu e, especializado em Ortopedia no mesmo serviço, inicia seu estágio de um ano de duração no Serviço de Cirurgia da Mão da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, sob a orientação dos especialistas Dr. Heitor Ulson e Dr. Edmur Isidoro Lopes. 
 
Após completar seus estudos, o médico Trajano Sardenberg volta à Botucatu, onde é contratado como professor da Faculdade de Medicina da Unesp. Em 1987 inicia-se o Serviço de Cirurgia da Mão, vinculado à Ortopedia, com a participação ativa dos professores Alfredo e Trajano. 
 
O ano de 2005 marca o inicio da formação de estagiários em Cirurgia da Mão em Botucatu, porém sem oficialização junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão. Após treinar quatro médicos ortopedistas, em 2011é oficializado a Residência Medica em Cirurgia da Mão, credenciada junto ao Ministério de Educação e Cultura e à Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão. Até o ano de 2018 foram formados seis especialistas em Cirurgia da Mão.
 
O chefe do serviço e supervisor da Residência Médica em Cirurgia da Mão é o professor Trajano Sardenberg.
Há uma vaga de Cirurgia da Mão no programa de residência médica.
 
A equipe é formada pelos médicos Denis Varanda, Andréa Christina Cortopassi, Cleverson Monteiro, Emerson Luiz Cardia de Campo, Frederico Lutti Guerra de Aguiar Zink, Ricardo José Cabello e Trajano Sardenberg.
 
As atividades teóricas e praticas são desenvolvidas no complexo Faculdade de Medicina – Hospital das Clinicas, por meio de aulas, treinamento de microcirurgia em Laboratório de Cirurgia Experimental, assistência ambulatorial, cirúrgica e urgência e emergência.
 
O Hospital das Clinicas é público, do Estado de São Paulo, e atende área de 1.800.000 habitantes do Centro Oestes paulista. Atende pacientes que necessitam de procedimentos médicos terciários e quaternários. Os pacientes com afecções das mãos são atendidos dentro do Serviço de Ortopedia e Traumatologia, responsável por aproximadamente 160 cirurgias por mês, 170 internações por mês, 600 atendimentos de urgência por mês. Dentro do Serviço de Ortopedia e Traumatologia, a Cirurgia da Mão responde por aproximadamente 30% de todo o atendimento médico.