GO

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Goiás

Responsável: Dr. Mário Yoshihide Kuwae

História do Serviço 

O serviço de cirurgia de mão do Hospital das Clinicas iniciou em 1988 sob a responsabilidade do Dr Edegmar Nunes Costa. Ele havia retornado de seu treinamento com Dr Edmur Isidoro Lopes na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Fazia o ambulatório de mão juntamente com o do pé do qual também era responsável. Coordenou o serviço até 1994 quando passou o encargo para o Dr Mário Kuwae que  fez o treinamento sob a coordenação dos Drs Ronaldo Azze na Mão e Dr Arnaldo Zumiotti na microcirurgia no HC da USP.

Mesmo sem ter uma residência formal vários estagiários passaram pelo serviço em Goiania onde conheceram as diversas faces da cirurgia de mão. Desde procedimentos mais simples até os casos de maior complexidade como as reconstruções com microcirurgia.
 
Incentivado pelo Dr Rames Mattar decidimos abrir a residência formal conforme o regimento da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão. Em 2015 iniciamos com o primeiro residente.
 
Atualmente, o hospital está na quarta turma com acesso de apenas um residente por ano. Por outro lado,há mais de dez anos uma parceria com o serviço do professor Arlindo Pardini na qual os residentes de Belo Horizonte passam três meses em Goiania. Este intercambio tem permitido não só troca de experiências na área médica como tem se revelado uma ótima oportunidade de conhecer pessoas de todo Brasil e também do exterior proporcionando um enriquecimento cultural para todos.
 
A residência em Goiânia tem base no Hospital das Clinicas da Ufgo.  Para que o residente possa ter acesso aos diversos tipos de atendimento e enfermidades, eles tem atividades em quatro serviços. São assim distribuídas as atividades desenvolvidas nos hospitais e os preceptores:
 
Hospital das Clínicas:
Lesões traumáticas de Mão , lesões de plexo Braquial e outras patologias gerais.  Drs Mário Kuwae e Ricardo Pereira.
Hospital de Urgências de Goiania : lesões traumáticas e cobertura cutânea. Dr Sergio Lima
Centro de Reabilitação Henrique Santilo – CRER: deformidades congênitas, mão espástica, tetraplegia, sequela de traumas. Dr Henrique Bufaiçal
Hospital de Acidentados: toda a patologia de mão e trauma. Drs Mário Kuwae  e Ricardo Pereira.