SP

Faculdade de Medicina do ABC

Responsável: Álvaro Baik Cho

 

História
 
A história da cirurgia da mão na FMABC se confunde com a do Hospital Estadual Mário Covas (HESA) que foi inaugurado em 2001 e passou a ser o principal centro de referência para casos de alta complexidade da região do Grande ABC. Os primeiros cirurgiões de mão a iniciar suas atividades assistenciais no HESA foram os Drs. Márcio Tinós (pronto-socorro) e Rodrigo Otávio Rodrigues (ambulatório).
 
Em 2005, o Drs. Gustavo Mantovani Rugiero, Youssef Ali Abdouni e o Dr.Walter Y. Fukushima iniciaram suas atividades no HESA e um grupo de cirurgia de mão mais estruturado e chefiado pelo Dr. Walter foi iniciado.
 
Em 2007 o Dr. Álvaro Baik Cho iniciou suas atividades como médico voluntário para realização de procedimentos microcirúrgicos de alta complexidade, tais como retalhos microcirúrgicos e reparações do plexo braquial.
 
Em 2010, a chefia do grupo foi transferida para o Dr. Álvaro Baik Cho e em 2011 foi formado o 1o residente em cirurgia da mão da FMABC, o Dr. Márcio Aurélio Aita que foi logo incorporado ao corpo clínico. Neste mesmo ano, o  serviço foi reconhecido pelo MEC e avalizado pela CET- SBCM como serviço credenciado de residência em cirurgia da mão, contando com 2 vagas/ano.
 
Os Drs. Luiz Sorrenti e Leandro Yoshinobu Kiyohara iniciaram suas atividades em 2013 e o Dr. Carlos Henrique Vieira Ferreira em 2016.
 
Nosso Grupo de Cirurgia da Mão tem se consolidado como um relevante centro de assistência, ensino e pesquisa com aumento crescente do volume de cirurgias de alta complexidade e partici-pação em eventos científicos de ponta, dentro e fora do país.


Chefe de Serviço:
Alvaro Baik Cho
Mestre e Doutor em Medicina - IOT-HC-FMUSP
Prof Colaborador pela FMABC e IOT-HC-FMUSP
Pós-Doutorando em Medicina - IOT-HC-FMUSP
Médico Assistente do Grupo de Mão e Microcirurgia Reconstrutiva do IOT-HC-FMUSP
 
 
Corpo Clínico:

Hospital Estadual Mário Covas:
Luiz Sorrenti (preceptor)
Leandro Yoshinobu Kiyohara
Carlos Henrique Vieira Ferreira

Hospital Municipal de Sto André:
Márcio Aurélio Aita (Doutor)