RJ

Hospital Univ. Pedro Ernesto (UERJ)

Responsável: Dr. Bernardo Couto Neto



O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), é a unidade de saúde principal da UERJ,  possui ampla experiência no ensino, na assistência à saúde e na pesquisa, conta com corpo clinico formado por equipes de diversas especialidades reconhecidos em âmbito nacional e internacional constituindo um centro de excelência na área da saúde. Ocupa localização geográfica central dentro do Estado do Rio de Janeiro. Atende uma população estimada de 1.000.000 de pessoas na  região,  tem capacidade de realizar cerca de 10.000 cirurgias por mês, entre e eletivas  e urgências. 

O HUPE  tem   545 leitos hospitalares, onde trabalham 529 médicos, e  1005 profissionais de enfermagem. O centro cirúrgico é reconhecido pela realização de cirurgias de alta complexidade - como cirurgias cardíacas e transplantes renais, portanto com cuidado terciário e quaternário. Cirurgia Robótica em das avançada de implementação. 
 
A unidade funciona atualmente de forma autônoma dentro da UERJ, tendo posição equivalente aos outros institutos, com os quais colabora para o processo de ensino-aprendizagem, para a pesquisa científica e para a assistência à saúde, sendo vinculado ao Sistema Único de Saúde.  Participa do sistema informatizado no Rio de Janeiro  SISREG/ SER  
 
 
Serviço de Cirurgia da Mão e Microcirurgia da UERJ
 
O Serviços de Ortopedia e o de Cirurgia da Mão do HUPE são constituídos por Professores Universitários e por Médicos concursados com experiência comprovada na área, que são  responsáveis  pela formação e execução do Programas de Residência Médica (PRM) de ambas as especialidades. Estes programas são distintos,   mas trabalham de forma integrada , formando a  Unidade Docente Assistencial e Disciplina  de Ortopedia, que faz parte do Departamento de Especialidades Cirúrgicas a da FCM/UERJ.  
 
Estes PRMs  são credenciados e reconhecidos pelo MEC,  pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e pela  Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, tendo  provas de acesso por concursos de residência medica realizados anualmente.   Atualmente há  duas  vagas para a Ortopedia e duas vagas para Cirurgia da Mão.
 
Além das técnicas cirúrgicas convencionais , o Serviço de Cirurgia da Mao e Microcirurgia da UERJ  tem condições de executar intervenções cirúrgicas de alta complexidade por técnica artroscópica e endoscópica, assim como também executa  intervenções cirúrgicas  no aparelho locomotor realizadas com microscópio na modalidade denominada Microcirurgia Vascular  e de Nervos Periféricos. 
 
Nestas se enquadram as Cirurgias dos Nervos Periféricos e do Plexo Braquial, assim como a dos Autotransplantes de Tecidos Cutâneos, Musculares, Ósseos ou combinados, chamados retalhos livres ou microvasculares. 
 
Na Microcirurgia estão incluídos também os reimplantes do membro  superior. Realizamos auto-transplantes de dedos dos pés para a mão, em situações ausência do polegar ou outros raios. 
 
Estamos em condições de  dar também suporte microvascular a outras especialidades como Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Plástica Reparadora, Vascular e Ortopedia ,principalmente Oncológica,  já que podemos, com emprego esta técnica , realizar anastomose, com sucesso, vasos de 3mm até 0,5 mm de luz, ou mesmo menores com a supermicrocirurgia. 
 
O serviço realiza um Curso Anual de Cirurgia da Mão Uerj, como preparação para o concurso de membro titular da SBCM  e SBOT , Cursos específicos hands on” preparado pela Regional RJ da SBCM, além das reuniões mensais habituais. 
www.cursomaouerj.com.uerj  
 
O volume de atendimentos ambulatoriais de cerca de 250 pacientes e o de intervenções cirúrgicas em torno de 25 cirurgias mensais foram realizadas nos últimos dois anos . Este quantitativo de procedimentos  tem possiblidade real de  aumento considerável, com  a presente resolução da crise financeira e de gestão  que ocorre no estado do Rio de Janeiro.  
 
Os médicos residentes participam, acompanhados dos preceptores, do atendimento do ambulatório, atividade de centro cirúrgico, cuidados de enfermaria, freqüência aos laboratórios de microcirurgia, artroscopia e endoscopia e facilidade para dissecção peças anatômicas resfriadas  de extremidades de cadáver. Há também conexão estreita com o Departamento de Anatomia para realização de estudos, trabalhos científicos,  teses de mestrado e doutorado. Há discussão  semanais de artigos selecionados e de temas da Cirurgia da Mão.